Astrônomo amador capturou explosão de supernova

Astrônomo amador capturou explosão de supernova

21 de fevereiro de 2018

Em setembro de 2016 um astrônomo amador estava olhando a galaxia espiral NGC 613 localizada a cerca de 65 milhões de anos-luz de distância e conseguiu pegar o momento exato em que uma supernova explodiu. Essas imagens forneceram aos físicos um vislumbre de uma longa e esperada fase de morte estelar.

Víctor Buso viu a supernova do seu observatório no telhado de Rosario, Argentina, quando apontou o telescópio para cima na galáxia espiral NGC 613 para testar uma nova câmera. Para evitar deixar muita luz do céu da cidade, Rosario é uma cidade de cerca de 1,2 milhão de pessoas, ele tirou uma série de cerca de 100 imagens que foram expostas durante 20 segundos abrangendo cerca de uma hora e meia.

Ao longo da última meia hora de observações de Buso a supernova apareceu e depois duplicou em brilho. Em 2013 os astrônomos descobriram uma supernova depois de horas de sua explosão, mas essa é uma das primeiras a serem detectadas antes de explodir.

Essa é uma imagem rara de capturar, porque não há como prever quando e onde uma supernova irá ocorrer sendo um tipo de observação extremamente rara, diz a astrofísica Melina Bersten, da Universidade Nacional de La Plata na Argentina, que relata detalhes da supernova na Nature de 22 de fevereiro.

Veja logo abaixo  a explosão em quase 100 imagens tiradas com uma câmera semicondutora de óxido metálico complementar. A mancha negra na parte inferior a direita desta imagem é uma supernova perto da galaxia NGC 613.

Víctor Buso e Gastón Folatelli

“Isso é completamente incomum e era algo que muitas pessoas procuravam em todo o mundo sem sucesso”, diz Bersten. “Foi incrível.”

Bersten e seus colegas analisaram a luz da supernova e descobriram que ela combina com os modelos da primeira fase de uma supernova chamada de fase de choque, em que uma onda de choque do colapso de uma estrela maciça retrocede do núcleo da estrela e empurra material estelar para fora .

10 dos mais belos castelos do mundo