Em caso de infecção formigas se comportam como sistema imunológico

Em caso de infecção formigas se comportam como sistema imunológico

17 de janeiro de 2018

Os pesquisadores mostraram que as formigas de Lasius neglectus podem se comportar como células do sistema imunológico. Elas visam formigas doentes e as mata para evitar a propagação de um patógeno.

Para as formigas a proteção da colônia é mais importante do que a sua própria. Em um estudo publicado em 9 de janeiro de 2018 no jornal eLife, pesquisadores europeus indicam que em caso de infecção na ninhada as formigas da espécie Lasius neglectus matam o organismo doente antes de se tornar contagioso para preservar o resto da colônia.

Uma defesa tão eficaz quanto radical

Em insetos sociais a proximidade de cada indivíduo é uma verdadeira problema em caso de uma infecção por um patógeno, como um fungo, porque a doença pode se espalhar rapidamente e dizimar a colônia. O cuidado prestado pelas operárias com as larvas é uma primeira linha de defesa que nem sempre é suficiente. Para estudar os possíveis mecanismos da espécie Lasius neglectus, os pesquisadores colocaram um fungo Metarhizium brunneum em contato com o formigueiro.

A resposta das operárias foi tão efetiva quanto radical: “As formigas visavam especificamente ninfas infectadas durante o período de incubação não contagiosa usando sinais químicos da doença emitidos por elas”, observam os pesquisadores. Então um ou mais das operárias tiraram a ninfa do casulo, mordem sua cutícula e administram um veneno microbiano matando o hospedeiro e o fungo impedindo a disseminação do patógeno .

Veja o vídeo abaixo: