Os cães seriam mais inteligentes do que os gatos?

Os cães seriam mais inteligentes do que os gatos?

13 de Fevereiro de 2018

Os pesquisadores contaram o número de neurônios no córtex cerebral de várias espécies de carnívoros. De acordo com seus resultados, os cães superam em número os gatos.

Cães, gatos qual é a espécies mais inteligente? Uma  pergunta difícil de responder, pois a própria definição de inteligência pode variar de acordo com o campo de estudo. No entanto, uma equipe internacional de pesquisadores tentou sua sorte, eles contaram o número de neurônios presentes no córtex cerebral de 8 espécies de carnívoros: furões, mangustos, guaxinins, cães, gatos, hienas, leões e finalmente, ursos pardos. Os resultados obtidos e revelados em Frontiers in Neuroanatomy em novembro de 2017 são particularmente surpreendentes.

Quanto maior o número de  neurônios mais fácil de se adaptarem ao ambiente

De acordo com este artigo científico os cães teriam cerca de 530 milhões de neurônios em seu córtex cerebral, que é uma área envolvida em comportamentos complexos, como o planejamento, enquanto os gatos domésticos teria apenas 250 milhões (o ser humano tem 16 bilhões). “Eu acho que o número absoluto de neurônios que um animal possui, especialmente em seu córtex cerebral, determina a riqueza de suas habilidades cognitivas e sua capacidade de prever o que pode acontecer em seu ambiente com base em suas experiências do passado “, diz Suzana Herculano-Houzel, co-autora do estudo.

Além da comparação cão e gato, os pesquisadores também reverteram uma hipótese de que eles próprios postulavam. Os pesquisadores achavam que os herbívoros possuíam menos neurônios do que os carnívoros pelo fato de caçar exigir altas habilidades cognitivas. Mas na realidade a relação entre o número de neurônios e o tamanho do cérebro seria aproximadamente igual em carnívoros e herbívoros de tamanho pequeno e médio. Para os pesquisadores não é o alimento que teria levado ao desenvolvimento do córtex cerebral de herbívoros, mas a necessidade de desenvolver estratégias de fuga.

Além disso, em grandes carnívoros a proporção entre o número de neurônios e o tamanho do cérebro é particularmente baixa. Assim um cão tem relativamente mais neurônios do que um leão ou um urso marrom embora o cérebro destes últimos seja maior.