Primatas foram clonados da mesma forma que Dolly

Primatas foram clonados da mesma forma que Dolly

25 de Janeiro de 2018

Pela primeira vez, pesquisadores da China conseguiram trazer a vida dois primatas geneticamente idênticos que foram clonados pela técnica de transferência nuclear de células somáticas (SCNT).

Foi usado a mesma técnica de clonagem que clonou há mais de vinte anos a famosa ovelha, Dolly, o primeiro mamífero clonado. Os dois macacos caranguejo (Macaca fascicularis), chamados Zhong Zhong e Hua Hua, têm respectivamente oito e seis semanas de idade e estão atualmente em boa saúde após a clonagem somática (por células não reprodutivas), disseram os cientistas.

O artigo da pesquisa foi publicado em 24 de janeiro de 2018 na revista científica Cell. Segundo o artigo essa manipulação poderia permitir que os laboratórios trabalhem com populações de primatas geneticamente uniformes, especialmente para pesquisas médicas, disseram cientistas. “Os macacos clonados geneticamente idênticos agora podem ser produzidos com exceção dos genes que queremos manipular”, disse Qiang Sun, diretor do centro de pesquisa de primatologia da Academia Chinesa de Ciências.

Além de “responder às muitas questões que permanecem sobre a biologia dos primatas”, isso deve em especial tornar possível “criar modelos de pesquisa para doenças humanas causadas por mutações genéticas como cânceres, disfunções imunitárias ou distúrbios metabólicos”, informou o pesquisador. Os laboratórios também podem “testar a eficácia dos tratamentos experimentais antes de realizar ensaios clínicos”. Para esses estudos clínicos são necessários vários milhares de pacientes “porque os seres humanos são geneticamente diversos”, disse a AFP Muming Poo, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências. “Trabalhando com um pequeno grupo de animais geneticamente similares será possível testar novas moléculas muito mais rapidamente”, disse ele.

Uma técnica replicada em mais de 20 espécies de animais com sucesso

A clonagem somática é uma transferência nuclear de células somáticas (SCNT). O núcleo de uma célula com seu DNA é removido  neste caso, no tecido fetal,  e depois implantado em um ovócito não fertilizado cujo núcleo foi removido. Uma vez que esta transferência está completa, o DNA é reprogramado com um pulso elétrico e começa a se dividir para formar um embrião.

Se a técnica funcionou com sucesso em diferentes espécies (cães, gatos, porcos …), ela sempre falhou com os primatas. O primeiro nascimento dos dois macacos caranguejo foi o primeiro de sucesso. Nesta experiência os pesquisadores utilizaram um núcleo fibroblástico fetal (tecido conjuntivo) e realizaram a delicada operação de transferência muito rapidamente. “Nós tentamos várias abordagens diferentes, mas apenas uma funcionou”, disse Muming Poo.

“Nós podemos, em princípio, clonar humanos”

Segundo ele, a clonagem de primatas tornaria possível usar muito menos animais para experiências que levantam muitas questões éticas. Somente os Estados Unidos importam 30 mil a 40 mil macacos por ano para pesquisas médicas, diz ele. Mas os cientistas chineses estão conscientes de que este trabalho trará novos medos, especialmente no que se refere à clonagem humana. “Nós podemos, em princípio, clonar humanos”, disse Muming Poo. “Eu não acho que alguém quer clonar seres humanos, a sociedade não o permitiria”, mas “uma vez que uma nova técnica aparece, existe o risco do uso indevido”.

Prof. Darren Griffin, da Universidade de Kent (Reino Unido), “o anúncio da primeira clonagem de um primata, sem dúvida levará preocupações éticas, os críticos evocando o argumento de estar mais próximo da clonagem humana “. Ainda assim ele disse: “a clonagem de primatas será muito útil para entender doenças humanas especialmente genéticas e descobrir tratamentos”.

Ciências