Última imagem de Saturno tirada pela sonda Cassini

Última imagem de Saturno tirada pela sonda Cassini

13 de fevereiro de 2018

Dois dias antes do seu impacto no planeta, a sonda Cassini tirou as últimas fotos de Saturno, um astro que estudou durante 13 anos. Em 15 de setembro de 2017, Cassini penetrou mais de 100.000 km / h na atmosfera do planeta Saturno, a manobra foi fatal porque, depois de alguns minutos, a sonda se desintegrou nas nuvens de Saturno. Foi assim que os engenheiros da NASA planejaram completar sua missão para explorar esse canto do sistema solar. Uma aventura que durou quase treze anos.

A última imagem de Saturno e suas luas. Crédito: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Pouco antes de ser destruída, Cassini enviou uma última leva de dados para a Terra. Essas informações devem fornecer novos dados sobre as proporções de hidrogênio e deutério na atmosfera de Saturno, incluindo o seu teor de água. Entre o fluxo de dados foi encontrado as imagens finais de Saturno e alguns dos seus satélites, tomadas pela câmera grande angular da Cassini. A imagem abaixo foi feita a partir de 42 fotografias adquiridas dois dias antes da destruição da sonda. A equipe de imagem da Cassini planejava essa visão de despedida do Saturno por anos. É uma reminiscência da última memória da nave espacial Voyager 1, que também entregou um vislumbre de Saturno antes de se afastar dessa área e ir para os limites do sistema solar.

Última imagem de Saturn tirada pela Voyager 1. Crédito: NASA / JPL / USGS

Durante seus treze anos de missão, Cassini cobriu cerca de metade da órbita completa de Saturno ao redor do Sol, que dura 29 anos. Isso permitiu que ela fizesse observações por duas temporadas em Titan, seu maior satélite, que pode fornecer informações importantes sobre o passado e o futuro da Terra. A nave espacial da NASA também contribuiu muito para o conhecimento de Saturno e suas outras luas e está por trás de várias descobertas de grande interesse científico.

As etnias do mundo em fotos de tirar o fôlego