Um dinossauro perfeitamente fossilizado revela seus segredos

Paleontologia

Um dinossauro perfeitamente fossilizado revela seus segredos

6 de fevereiro de 2018

Um monstro de pedra de uma tonelada e meia, cinco metros de comprimento e quatro fileiras de espinhas nas costas: esta é a impressionante descoberta feita em 2011 em uma mina no Canadá, na província de Alberta. Quase 7000 horas de trabalho depois, aqui está o colosso pronto para revelar seus segredos.

Este fóssil é o de um nodosaurio (Borealopelta markmitchelli), um navio de guerra herbívoro da família dos anquilosaurios, provavelmente se afogou há cerca de 110 milhões de anos, cujos restos depois de passarem pelos tempos está em muito bom estado de conservação. Uma chance “tão difícil como ganhar na loteria”, de acordo com paleontólogos que cuidaram do animal.

© Cortesia do Royal Tyrrell Museum of Paleontology, Drumheller, Canadá.

Por mais de cinco anos, o Museu Real de Paleontologia de Tyrrell no Canadá e seus colegas restauraram e analisaram o fóssil. Um trabalho meticuloso que lhes permitiu obter detalhes sobre as características físicas do animal, mas também no seu modo de vida. Por exemplo, ao analisar a cor da pele do réptil os pesquisadores descobriram que sua pigmentação era mais escura nas costas do que no lado ventral. Este tipo de camuflagem comum em muitas espécies muitas vezes reflete a existência de predadores. Assim e surpreendentemente dado seu tamanho e sua imponente armadura, Borealopelta markmitchelli provavelmente era uma presa de carnívoros maiores do que ele.

Primeira Guerra Mundial em cores