Vírus humano pode causar surtos mortais em chimpanzés

Vírus humano pode causar surtos mortais em chimpanzés

13 de Fevereiro de 2018

Pesquisadores dos EUA descobriram que o rinovírus C é capaz de atravessar a barreira das espécies podendo passar de um hospedeiro humano para um chimpanzé.

Caça predatória, deformidades faciais causadas pela poluição e desmatamento são alguma das ameaças sofrida pelos chimpanzés do Parque Nacional de Kibale, Uganda. Infelizmente pesquisadores americanos encontraram uma nova ameaça. Em um estudo publicado em dezembro de 2017 na revista Emerging Infectious Diseases foi informado que em 2013 estes primatas experimentaram uma epidemia de distúrbios respiratórios graves resultantes da infecção pelo rinovírus C, um patógeno considerado até então específico para a espécie humana.

Nos seres humanos os rinovírus são responsáveis ​​pelo resfriado comum. Mas o rinovírus C causa reações mais graves do que os outros dois vírus desse tipo, denominados A e B. Ele é responsável por cerca de 50% das infecções do trato respiratório superior e causa complicações em crianças com asma. É esse patógeno que os chimpanzés de Kibale enfrentaram e matou 5 deles de um total de 56 espécimes. Graças às autópsias e à análise de outros primatas os pesquisadores descobriram que é o mesmo vírus encontrado em seres humanos: “Esperávamos ver mudanças em seu genoma mas não é um vírus especializado em infecção de chimpanzés “, disse Ann Palmenberg, co-autor do estudo em um comunicado.

As análises de DNA revelaram que esses animais são particularmente sensíveis a este vírus, o que é ainda mais perigoso. “Os chimpanzés parecem geneticamente predispostos a ter problemas com este vírus”, disse James Gern, também co-autor do artigo. Nesta espécie o patógeno parece realmente penetrar na célula hospedeira com uma facilidade desconcertante .

Os chimpanzés no Parque Nacional Kibale podem facilmente entrar em contato com seres humanos e serem afetados por seus agentes patogênicos. Na verdade o parque é visitado por pesquisadores e turistas, os primatas saem de suas áreas para saquear esses visitantes. “Como resultado, existem muitos caminhos que podem ter levado à exposição de chimpanzés ao rinovírus humano C”, observam os pesquisadores no estudo.

Eles querem medidas preventivas para evitar que tais surtos aconteçam de novo. “Embora a regra em que pesquisadores e turistas que se aproximam de primatas selvagens venha usar máscaras aparenta ser controversa essa prática já mostrou sua eficácia na redução da transmissão de rinovírus e agentes co-infecciosos . Da mesma forma uma boa higiene e o uso de desinfetante para as mãos reduzem a quantidade de rinovírus nos dedos humanos. Além disso, os autores do estudo recordam que há vários anos os chimpanzés em cativeiro foram usados como cobaias  para encontrar um tratamento para o rinovírus. O senso comum diz que agora as descobertas resultantes dessa pesquisa possa beneficiar esses animais.

Para dormir bem, como devemos nos alimentar à noite?

História