Para dormir bem, como devemos nos alimentar à noite?

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Para dormir bem, como devemos nos alimentar à noite?

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13 de Fevereiro de 2018

Evite gorduras, café, quantidades excessivas e não coma antes de dormir, com estas poucas recomendações você vai dormir como um bebê.

 

Para uma boa noite de sono é ideal que se alimente três horas antes de ir para a cama para não dormir enquanto está  digerindo. Ao dormir o nosso corpo precisa diminuir a temperatura, mas quando estamos digerindo um alimento a temperatura do corpo aumenta. Não há nada melhor para atrapalhar o sono do que uma digestão infinita.

 

O consumo de cafeína prejudica a sonolência. Os nutricionistas aconselham evitar o excesso de gordura porque os lipídios alteram a sensibilidade do corpo à orexina, um hormônio que estimula o estado de vigília.

 

Cuidado com o abuso de proteínas porque o corpo precisa de um aminoácido (tirosina) para fazer dopamina e adrenalina, dois neuromediadores envolvidos no despertar. Os carboidratos, por outro lado, causam secreção de insulina, um hormônio que aumenta a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um precursor da melatonina, o hormônio do sono.

 

Evite refeições que são muito pesadas para não prolongar a digestão, mas não devemos chegar ao extremo não comendo nada antes de dormir. A refeição noturna deve conter calorias suficientes para suportar o longo período de jejum ao dormir. Inclua carboidratos complexos, como macarrão, batata ou arroz que são assimilados lentamente pelo corpo, garantem saciedade e é uma boa reserva calórica para a noite.

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